segunda-feira

Mon coeur balance



Imagem Andy Warhol.


Depois de ler o texto da portuguesa Inês Pedrosa, em que ela se declara uma fã ardorosa e defensora de Bethânia na polêmica do blog e do $$$, repensei o assunto. Não dá pra ficar indignada como acontece diante dos desvios de verba de merenda escolar, da descarada roubalheira praticada por nossos políticos de ficha suja, ora resgatados por uma justiça caolha. Mas também não dá pra concordar plenamente com uma quantia tão alta, embora a justificativa de que se trata de uma grana provinda de renúncia fiscal. Também acho que a moça tem condições de conseguir um patrocínio da iniciativa privada, que talvez chegasse até a superar o R$1.300.000,00 em questão. Afinal, Bethânia é uma artista de valor, reconhecida e querida do público.
Por outro lado, acredito que a divulgação de boa poesia e um trabalho sério nesse sentido, como reza a proposta, merecem uma recompensa, especialmente vinda do órgão encarregado desse tipo de trabalho, como é o MinC. Até porque outros artistas têm recorrido a tais verbas sem que ninguém saia gritando contra eles. O Brasil bem que precisa que alguém se proponha a divulgar obras que quase sempre ficam restritas a uma elite beneficiada por diferenças sociais e econômicas que deixam a gente bem envergonhada.
De tudo isso, cheguei à conclusão, nem tão brilhante, de que a divulgação é necessária e benéfica ao público em geral, embora o custo devesse ser menos chamativo. Mas agora fazer o quê? A verba foi concedida, o projeto está rolando. Se a polêmica continuar ou se agravar, é bem possível que essa questão seja repensada. Só lamentaria bastante que o projeto fosse por água a baixo, como quase sempre acontece nesses casos.



8 comentários:

Jens disse...

No final todos se salvarão, Adelaide. A poesia, a cultura nacional, o empresariado e a Bethânia, que sairá com a algibeira um pouquinho (!) mais recheada - o mesmo acontecendo com a patota.
Como você observou, fazer o quê? De minha parte, eterno ressentido, apenas nutrir um bocadinho de inveja passageira. Queria uma boquinha destas pra mim.

Beijos de uma virgem deserdada. Boa semana pra você.

Amélia disse...

Por mim, que seja pago pelo Minc, que seja em TV privada, gostaria que viesse a passar em Portugal nuna das nossas TV's...Ou então, a não ir por diante o projecto tão discutido, que Bethânia crie um blogue com esses programas. É que ela diz muito bem poesia.E isso aumenta o nosso prazer e ajuda outros a gostar de poesia - logo, divulgá-la será um prémio para brasileiros e portugueses,não para Bethânia que é sobejamente conhecida.. Já não entro na questão do financiamento, que isso compete ao ministério da cultura do Brasil.Para mim investir em projectos culturais não édespesa, é hustamento investimento. Não só de pão vive o homem...ou, na versão de Natália Correia, «a poesia é para comer».

Nanda disse...

Dade, eu também andei lendo sobre o assunto e uma coisa, em particular, me chamou atenção. Não lembro o autor, mas ele comentava que nos EUA, os artistas reconhecidos costumam ajudar bibliotecas, orquestras e todas as formas de cultura; como uma troca pelo que receberam. Aqui, os artistas, por mais renomados, não costumam se doar. Pelo contrário. É uma questão cultural e mostra o quanto ainda devemos avançar. O mundo precisa de poesia? Sim, Mas ela está por aí, com gente muito talentosa e que se expressa na web, sem gastar uma fortuna. Vamos ver no que dá. Beijos.

dade amorim disse...

Jens, quem não queria uma boquinha dessas? O problema é que a vida é desigual, nem todo mundo recebe o que deveria e há sempre uns privilegiados, mais espertos ou mais inescrupulosos que outros. Nem sei se podemos acusar a patota desse último atributo, mas quem sabe?
Beijo, Jens.

dade amorim disse...

Amélia, não discuto seus pontos de vista, acho até que podem ser justos. O problema é que, aqui na terrinha, nunca sabemos o que rolou longe de nossos olhos e ouvidos.
Beijo pra você.

dade amorim disse...

Pois é, Nanda. Vamos ver no que dá.
Beijo pra você.

Kelly disse...

Eu não tinha lido nada a respeito e passei a acompanhar por aqui no seu blog, Dade.
Eu amo o jeito com que esta mulher se apresenta, a sua voz encantada, seu jeito tímido e ao mesmo tempo de total entrega quando está dançando no palco e principalmente a verdade que ela me passa com aquele olhar manso ao declamar poesias... Em casa eu não me canso de colocar seus DVDs e me deleito em frente à tela que fica na parede do meu quarto (acredite, nunca fui a um show dela, mas me sinto lá, mesmo estando somente de frente para a TV).
E agora eu fico consfusa... será que agora eu verei em seu olhar de mar manso, uma cifra em cada olho, como nos desenhos animados do Pica-Pau?

Beijos

dade amorim disse...

Pois é, Kelly, também não quero acreditar nessa versão. Beijo grande.