sexta-feira

Era de Aquário




"When the Moon is in the seventh house
and Jupiter aligns with Mars.
Then peace will guide the planets
and love will steer the stars."


Há 40 anos, Age of Acquarius, a canção, anunciava que essa configuração – exatamente a do dia 14 próximo, Valentine’s Day nos EUA e na Europa – traria a paz e a concórdia a todos os planetas.

Não entendo nada de astrologia, mas a mensagem é no mínimo sedutora. E como o Dia dos Namorados, lá como aqui, é dedicado ao amor, a gente queria muito acreditar que enfim uma força superior a nosso mesquinho individualismo e a nossos interesses imediatistas será capaz de dar um jeito em comportamentos psicopatas, egoísmos doentios e insensibilidades desastrosas.

A questão que se coloca é saber se o que a astrologia prevê é mais forte que a natureza dos seres humanos que, infalivelmente, no decorrer de sua história, têm se mostrado aptos a praticar a violência, promover o mal-estar do próximo e sua destruição.

De qualquer jeito, que venha o dia 14 de fevereiro de 2009 e nos seja benéfico - se não pela força dos astros, ao menos por alguma feliz conjunção de seres humanos que se entendam e inaugurem a paz em algum lugar deste planeta conturbado.







Dia 17, dia de blogagem coletiva - participe você também! Há sempre um livro que nos marca - aquele que nunca se esquece, aquele que se deixa na cabeceira para reler de vez em quando ou aquele que foi uma epifania, e nos revela outra dimensão da vida. Há livros que se ama como a uma pessoa - o autor? Alguém que ele nos traz entre seus personagens?

18 comentários:

Bianca Helena disse...

Oi Querida!
Eu recebi hj um email sobre isso e também fiquei pensando a respeito. Seja verdade ou não, adorei a idéia e a possibilidade de que assim seja. Descobri que há quem diga que já estamos na era de Aquário desde 1962, e há quem diga que ela ainda nem está pra chegar.Será que é possível fazer esta conta de forma exata? Nem imagino...E como vc, eu também fiquei a fim de ouvir a música de novo e fui buscar este vídeo aí, no Youtube :) Sem falar na coincidência de ser no dia dos namorados mundial! Tá vendo? O inconsciente coletivo de amor, já começou!
beijão.

Jens disse...

Pois é, Adelaide, pelo menos desta vez a astrologia poderia sobrepujar a natureza humana. Teu post despertou lembrança de um tempo bom, quando havia esperança e desejo de mudar; me deu uma baita vontade de rever Hair.
Valeu.
Good Morning Starshine.
Um beijo.

dade amorim disse...

Bia, eu adoraria acreditar nessa era do bem trazida por Aquário. Juro. Dá saudade da esperança. Beijo.

dade amorim disse...

Ai, Jens, quem dera um mundo de harmony and understanding! Beijo.

Luzianéria disse...

Mesmo que não seja verdade, não custa sonhar com um mundo melhor. Estamos vivendo um "agora" de possibilidades que não existiam na época de "HAIR". Quem poderia imaginar que teríamos alguma coisa parecida com a Internet? O amor e a compreensão entre os seres humanos nos levariam a um mundo melhor. Temos de acreditar. Quem sabe assim esse desejo não se realiza?
PS:Eu também ouvi AQUARIUS um montão de vezes. Voltei ao passado...

Luzianéria disse...

Não custa nada sonhar com um mundo cheio de compreensão e amor. Vamos acdreditar! Quem sabe assim não atraimos à terra a PAZ de que fala a música ACQUARIUS? "Senhor fazei de mim um instrumento de Vossa Paz..." Mentalizemos a Paz para que ela se realize...

Lu disse...

Dade, demorei a visitar tua nova casa, mas agora, eis-me aqui.
E desde quando é preciso entender de astrologia para lembrarmos que é preciso celebrar os afetos? Hein, hein? ;-)
Beijo, querida.

dade amorim disse...

Luzia, sou bem cética, mas também acho que é preciso esperar o melhor, por paradoxal que pareça. Beijo pra você.

dade amorim disse...

Oi, Lu! Você será sempre muito bem-vinda por aqui.
Beijos.

Aninha Pontes disse...

E um feliz dia de S Valentino, ou dia dos namorados prá você.
Um beijo e lindo domingo.

Anônimo disse...

Ah, minha querida! Eu já acreditei quase piamente! Hoje acredito menos em forças que sejam externas à vontade do homem. E o que temos visto é que a boa vontade tem sido sobrepujada pelo individualismo!
Mas é preciso continuar acreditando. E fazendo a nossa parte, né?
Beijocas

dade amorim disse...

Aninha, a gente sempre tem o que celebrar nesse dia ;)
Beijo e tudo de bom nesta semana.

dade amorim disse...

Loba querida, é assim que penso também. E nunca se está livre de alguma (boa) surpresa.
Beijos pra semana toda.

Anônimo disse...

Adelaide. Se houver alguma verdade ou possibilidade de acontecer, eu quero que essa conjunção dos astros projete alguma compreensão no coração dos mandatários do mundo.Firmei aqui meu desejo de paz!
Que saudade do espetáculo "Hair" ...When the moon...eu gritava a plenos pulmões...rs
Beijos.
Felicidade prá você!
Dora

Vanessa Anacleto disse...

Adelaide, tudo que digo é: tomara!

Bom, este é um comentário de contagem regressiva para a coletiva O livro da Minha Vida. Espero vc amanhã.

Abraço!

dade amorim disse...

Dora, a paz é essencial para a vida sobre a terra. Hair deixou saudade e é sempre bom lembrar.
Beijo, querida.

Anônimo disse...

Sou uma aquariana típica. E, justo no dia do meu aniversário, você postou essa mensagem sobre a Era de Aquário. A Paz e o Amor estão a caminho! Os versos da música (linda, linda) dizem que “quando a Lua estiver na sétima casa e Júpiter se alinhar com Marte, a paz guiará os planetas, e o amor moverá as estrelas”. E anunciam: “Este é o alvorecer da Era de Aquarius.”

Beijus :*

dade amorim disse...

Amém, Marcinha!
Beijo festivo.