quinta-feira

Uma história incompleta

2

Quando o relógio da sala bateu duas horas, Líria despertou assustada e pulou do sofá. Não queria chegar atrasada à reunião do departamento de RH. Passou no banheiro, deu um jeito nos cabelos, refrescou o hálito e foi até o quarto para trocar a blusa meio amassada. Batom dentro da bolsa, celular ligado e chave passada na porta, entrou no carro e teve ainda que esperar que o porteiro atendesse o interfone.

Chegou com uma expressão serena, talento de atriz herdado da mãe. Tomou seu lugar sem chamar a atenção do chefe do departamento, sujeito difícil de lidar, e logo trocava ideias com o grupo sobre datas e amenidades. Uma reunião de rotina, da qual não se podia esperar resultado muito produtivo. Um acerto de contas inventado para mostrar serviço e reafirmar o temperamento controlador do doutor Lamego. Pouco antes das quatro horas estava de volta à sala do oitavo andar, onde a esperavam algumas carteiras de trabalho e dois funcionários de ar entediado. Tinha almoçado em casa, bem perto da empresa, e aproveitara para tirar um cochilo que acabou se aprofundando num sono de quase hora e meia. Dormira muito mal à noite, pensando nos detalhes do plano que pretendia pôr em prática imediatamente.
Eram mais ou menos cinco e quarenta quando pegou de novo o jornal que começara a ler durante o café da manhã. Abriu na segunda parte do primeiro caderno e lá estava a coluna de Pôncio. A crônica tratava de outro assunto, mas no final, separada do resto do texto, havia uma notinha reiterando o assunto da véspera e agradecendo aos leitores que já se haviam manifestado. Líria riu discretamente e entrou no correio eletrônico. Mas não digitou em seu próprio nome. Abriu nova conta e redigiu uma mensagem longa sob o novo endereço, enviando-a a ponciojornal@jornal.com. A seguir entrou em outro servidor de correio. Cadastrou mais alguns endereços com nomes inventados e enviou novas mensagens. Estava contente com o resultado. Era hora de voltar para casa, e o sentimento de algum dever cumprido enchia seu espírito de alegria. Mas ainda havia muito a fazer.

Nenhum comentário: