segunda-feira

Carta a um estranho




Bravo Sr.,

Antes do Google, quando queríamos responder a uma mensagem ambígua, ficava bem difícil descobrir a identidade do remetente. Agora, a busca ficou mais fácil, embora nem sempre seja bem-sucedida. Pena. 
Mas parece que, embora seja um músico, e pelo jeito dos bons, dada a paixão que manifesta pela atividade, o senhor tem um homônimo nesse ramo.
Conforta saber que tem uma ghost-writer na família, que leu Budapeste e gosta de música. Coisas em comum facilitam o entendimento. 
Espero que tenha entendido que essa imagem do esgoto irrita um pouco. Nunca vi o trabalho por esse lado, embora a metáfora possa até valer em alguns casos.
A Verdade, eu confesso que não conheço. Conheço sim algumas verdades, assim minúsculas, em geral o oposto de mentiras igualmente terrenas. E a Dignidade é coisa inacessível (parece conceito da metafísica platônica). A dignidade, a minúscula, para mim é trabalhar sem ser escravo, levar uma vida minimamente decente, ter um endereço, saber respeitar e ser respeitado.

Sem mais,
TC

8 comentários:

mfc disse...

Uma resposta completa e sem reticências desnecessárias!
E quem quiser que enfie o barrete.
Um texto fantástico de Verdade, Humildade e Dignidade!

Bípede Falante disse...

Adorei :)
Sinto falta das cartas. Recebo, mas poucas.
Meu pequeno bípede outro dia disse que se carteiro ganhasse um pouquinho mais de dinheiro ele seria um porque sempre que ele chega aqui fico feliz, muito feliz.
E sinto falta de um tempo em que dignidade era um valor, uma joia sempre preservada.
Beijoss :)

dade amorim disse...

Você sempre me deixa contente com seus comentários, mfc. Às vezes penso que devia morar em Portugal, vejo que os blogs daí são bem mais visitados e considerados que os nossos.

Beijo!

dade amorim disse...

Pois é, Lelena, pouca gente dá importância a esses valores agora.
Também, com os políticos se dando bem, pra que dignidade, não é? :(

Beijão.

césar disse...

Uma carta enxuta e incisiva como essa, deve doer em quem recebe, mas foi merecida, não foi?

Beijo!

Jens disse...

Touché! O destinatário, seja quem for, foi encurralado. Gostei especialmente da definição simples e objetiva do que é dignidade. Assino embaixo.Irretocável.
Beijo.

dade amorim disse...

Foi sim, César, senão não teria sido escrita...

Beijo

dade amorim disse...

Entendeu tudo direitinho, Jens, e nem é surpresa, menino esperto.

Abraço grande.