A violência não brota do nada. E não tem só uma ou duas causas nem caras. Não pode ser reduzida a fórmulas, como se tende a fazer nas situações limite. Do mesmo jeito esse objeto de desejo de tanta gente que se chama paz. Assim como violência gera mais violência, uma cara cordial, um olhar amigável e um sorriso desarmado convocam a paz no interlocutor. Pode ser impossível em alguns poucos casos; mas na maioria das vezes não só é possível como muito agradável. E faz bem à saúde. Mas se a mudança não começar dentro de cada um, podemos dizer adeus à paz e à esperança de viver melhor.
Aqui na pátria amada acaba-se encarando com uma naturalidade assustadora tudo que se repete. O crime, a estupidez e a violência são vistos como coisas corriqueiras, meu deus do céu. Miséria, falta de escolas, vida de biscateiro, mulher que apanha e fica calada, crianças que passam o dia entregues a si mesmas porque o pai não está nem aí, a mãe diarista tem que ganhar o dia ou então ninguém come. É difícil entender como pessoas que crescem e se tornam adultas vendo o mundo desse jeito conseguem se tornar gente de bem, e no entanto a maioria trabalha, luta, corre atrás. No caminho delas, por pior que tenha sido, deve ter havido alguém capaz de carinho.
O saber pode produzir apostilas, ensaios, monografias, livros e publicações especializadas; anais de congresso e seminários. No entanto, se esses produtos não servem para melhor compreender alguma coisa que se relacione com gente, serão certamente consumidos pelo fogo frio da inutilidade, que arde em milhares de estantes, bibliotecas e depósitos de papel esquecidos pelo mundo. Sábios de coração vazio, se cuidem pra não congelar numa crosta de arrogância e presunção como um bife à milanesa no freezer.
Com ou sem chocolate, mas com muito carinho e as presenças que vocês mais querem ver em volta.
7 comentários:
Oi,Linda!
Para você também. Muito carinho, muita companhia boa.
As pessoas são acomodadas, até nas tragédias do dia a dia.
Beijão, querida.
O riqueza esmaga, a suntuosidade dilacera, a pompa estarrece, o poder é temporal, o homem chega, o homem fica, o homem passa. O mundo se locupleta, a morte acolhe a todos. Feliz Páscoa
Tudo de bom pra você nesta Páscoa, querida Cris. Beijo beijo
Dácio, o ser humano é mesmo de estarrecer. O que alivia a barra são os que se tocam de seu papel no mundo.
Beijo!
Dade, infelizmente, a violência está cada vez maior - mas temos que dar alguns passos em direção da PAZ. Beijos e Feliz Páscoa!
Nanda, a gente sempre tem esperanças - quem sabe a Páscoa não dá um clic na cabeça das pessoas? Beijão e ótima Páscoa!
Ery, isso é tudo que desejo a você, hoje e sempre. Beijo.
Postar um comentário