sexta-feira

‘A Terra é um planeta que deu bicho’

 
                                                          Foto Brassai.

Se todo mundo pensasse a sério nessa verdade comprovada cientificamente, a humildade e a simplicidade teriam mais chance de ser apreciadas pelas pessoas. Não falo em termos de virtudes místicas veneráveis, capazes de formatar santos para altares futuros. Não proponho humildade como subserviência ou submissão, nem simplicidade como simplismo ou ingenuidade.
De certa forma, penso o contrário. Humildade aqui tem o sentido de consciência dos próprios limites, e por isso valoriza a solidariedade, é capaz de empatia e dispensa a arrogância. Nesse sentido, humildade é saber que se é tão bom como qualquer outra pessoa, ainda que se conheça profundamente algum assunto, tenha conquistado uma posição de destaque na carreira ou ganhado prêmios por alguma realização.
Sucesso pessoal, prêmios e reconhecimento não têm nada a ver com isso. Admiração e aplauso são incentivos necessários e fazem bem ao coração, contanto que os aplausos não venham de claques pagas para aplaudir quem não fez nada para merecê-los. Nesse caso, tudo não passa de uma mentira pregada a si mesmo – um tipo de mentira que costuma deixar um gosto muito ruim na boca de quem a pratica e o ego secretamente esfolado.

********** 
Maiakovski por Gal Costa





6 comentários:

Jacinta Dantas disse...

Para começar o dia, nada melhor que uma boa reflexão, como essa que vc propõe. Simplicidade e Humildade. Obrigada.

Bjs e bom final de semana.

Anônimo disse...

A impressão que eu tenho é que conversar contigo deve ser uma das coisas mais prazeirosas da vida. Um brinde á sua inteligência!

Halem Souza disse...

Ué, mas ainda assim essa mentira pode render um bom dinheirinho. E pro gosto ruim na boca, uísque escocês legítimo; pro ego esfolado, band-aid feito com notas de R$ 100,00...hehehe...

Um abraço.

dade amorim disse...

A atitude da gente pode mesmo mudar o jeito de viver. Obrigada, Jacinta, você é muito bem-vinda.
Beijo

dade amorim disse...

Nossa, Chorik, muito obrigada. Enquanto o dia não vem, vamos conversando pela rede, certo?
Beijo.

dade amorim disse...

Halem, esse menino, você é danado. E o pior é que faz sentido.
Beijo.