domingo

Masculino 'versus' feminino



                                          Desenho de José Edurdo Mendonça

Essa novela Guerra dos Sexos (que nem é das melhores, apesar dos ótimos atores), me fez lembrar um romance de Camilo Penna e um conto de Julio Cortázar. Ambos têm em comum a forte presença de uma tensão que estamos habituados a detectar no dia-a-dia das sociedades humanas de todos os tempos.
Além da mera separação genérica homem/mulher, este recorte sobre os dois textos mostra muito do tema que tem motivado inquietação e debates durante séculos, recrudesceu recentemente nas sociedades ocidentais e começa a motivar diálogos difíceis também no Oriente: objetividade fria X sensibilidade aguçada para os fatos e os acontecimentos – entendendo por fato o dado bruto da realidade e por acontecimento o fenômeno tomado segundo seu tempo, as circunstâncias e o modo pelos quais os fatos se consumam e repercutem individual ou coletivamente.
Uma das formas visíveis e mais provocativas dessa tensão é o conflito masculino versus feminino, presente no mundo dos homens desde sempre. Mas talvez esse conflito por si mesmo não passe de uma redução do fato social que se manifesta em fenômenos como as guerras e invasões, a segregação, a violência urbana e as opressões de todos os tipos que se podem englobar sob a égide da “lei do mais forte” ou “lei da selva”.
As formas sob as quais se apresentam, as características desse conflito e suas consequências são impossíveis de esgotar; podemos captar sua presença por indícios e sinais que no entanto variam e se modificam de uma para outra época e em cada caso isolado.

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Particularmente me cansei desse debate e nostalgicamente acessei a novela quando começou e vez ou outra coloco no canal, mas não dá. Acho até infantil, um retrocesso mostrar tantas "briguinhas", mas que existem, existem... mas não devemos alimentar. Beijus,

dade amorim disse...

Tem razão, Luma - não devemos alimentar essas briguinhas.

Bj