terça-feira

Um comentário sem pretensões





O que a vida e o mundo mudaram dos anos 1980 para cá é uma grandeza. Nossos pais e avós não imaginariam tanta mudança em tão pouco tempo.

Verdade que já se anunciavam novidades naqueles anos em que ainda havia algum espaço para o conservadorismo. Em abril de 1980 morria Jean-Paul Sartre, um dos responsáveis pela revolução dos costumes, que já começara desde o meio do século XIX, principalmente depois de Freud, mas andava bem devagar, comparada ao ritmo acelerado que viria depois dos sixties do século seguinte. Sartre e seus seguidores ajudaram a implantar de vez, nas sociedades ocidentais, a visão mais libertária – e, comparada à do século anterior, mais libertina – da moral vigente.





Em dezembro morria John Lennon – integrante dos Beatles, esses roqueiros inesquecíveis – que deixou também sua marca na mudança da mentalidade política, como ativista pela paz. Também em dezembro de 1980 morreu o nosso Nélson Rodrigues, revolucionário das letras, que aqui no Brasil escancarava a realidade do comportamento humano contra toda hipocrisia, em seu teatro e nas crônicas, contos e romances.


Só esses quatro nomes já seriam suficientes para ajudar a entender as mudanças sociais e filosóficas que dariam o empurrão final no rumo do que somos hoje. Mas houve muito mais depois deles. E nem vamos falar dos avanços da tecnologia, que ficam pra outra despretensão.

PS - Não se impressionem com o excesso de freuds por aqui. Foi só coincidência.






Recadim

Acho que devo um pedido de desculpas pela ausência – não a desses dias, em que, além da viagem, o furacão teve outros, com licença da palavra, epicentros – problemas de saúde em família, atividades de trabalho etc. As desculpas são pela falta de visitas e comentários aos amigos mais queridos. Não consegui tempo e acesso fácil. Vamos tentar agora reatar nossas trocas, quase sempre muito gostosas. Até já, meninos e meninas.


Imagem Claudia Porto.

Pronto.
Depois do mergulho, e sem muitas novidades além do visual e das cores, estamos aí.
Obrigada pela espera e pelo carinho
 
 

8 comentários:

Jens disse...

Oi Adelaide.
Que bom que você voltou! Vou mandar assar um novilho gordo.
***
Quanto aos personagens que você citou, eles fazem parte da tribo que Pound qualificou como as "antenas da raça", sem a qual a humanidade ainda estaria se balançando nos galhos de árvores. Sem os iconoclastas a civilização não avança.

Um beijo.

Jens disse...

PS: gostei da roupa nova.

Cris disse...

Oi, LinDade:

Adorei tua volta, de vestidinho novo e o apanhado cultural do século passado...

Beijo, garota.

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dade amorim disse...

Jens querido, acho que estou mais feliz de ter voltado do que de ter tirado férias.
Beijo beijo.

dade amorim disse...

Crisinha, que saudade!
Devo visitar os amigos breve, andei longe de tudo e de todos e sinto falta desse papo.
Beijo beijo!

Beti Timm disse...

Bom te ver de volta!!

é qdo morre alguém de muitas estrelas, aqui eles deixam suas marcas e iluminam mais o céu.

Bom retorno, menina!

beijinhos

dade amorim disse...

Beti, muita alegria te rever, também.

Beijins.