sexta-feira

Lévi-Strauss, ficamos te devendo


Difícil para novatos no assunto, riquíssima em conteúdo e absolutamente inovadora, assim é a obra de Claude Lévi-Strauss, o pesquisador que o mundo perdeu nesta semana. Vale a pena conhecer melhor sua história e seu trabalho.


Pode-se dizer que "aquela sensação de busca que temos em todos os seus textos", como diz Ondina Fachel Leal, caracteriza o estilo do antropólogo mais bisbilhoteiro do século XX.


Visita a Mariana

Sempre uma delícia, essa gracinha de cidade de céu imbatível e ambiente de sossego que é um oásis pra quem vive correndo de bala perdida. Também pesa, e muito, o fato de rever pessoas e pessoinhas que moram no coração da gente.
_______________________

O Himalaia em Búzios
“Pedro Álvarez Cabral e os Tupinambás nunca souberam que há 520 milhões de anos Búzios era uma cadeia de montanhas da altura do Himalaia.”

Esse e outros dados aqui.
___________________


Superinteressante

Conversando é que a gente se entende - Dicionário de expressões coloquiais brasileiras é o nome do livro sobre expressões, bordões, ditados e gírias de nossa língua, com a respectiva pesquisa sobre as origens e distorções, às vezes hilárias, que lhes deram outro sentido. O autor é o professor de português Nélson Cunha Mello. Vale a pena.

2 comentários:

Cris disse...

Oi, linda,

Lí o texto da Ondina Leal e me envolví.Que rara oportunidade ela teve de estar com Strauss e ainda por cima ser objeto da sua indignação.
Muito variado esse teu post, viu?
Uma delícia.

Beijão.

dade amorim disse...

Crisinha, contente de te ver. Obrigadinha, viu?
Beijo beijo.