segunda-feira

Discordâncias sobre o clima do planeta





A entrevista de um climatologista alagoano faz balançar as convicções mais em voga a respeito de aquecimento global, do CO2 e outros assuntos assim tão atuais, que às vezes fazem pessoas mais sensíveis perderem o sono.

Luiz Carlos Molion – esse é o nome do moço – descrê das teorias vigentes sobre o clima do planeta, desacredita do diagnóstico que motivou o atual encontro de Copenhague, a Eco92, do Rio, e o Protocolo de Kyoto. Ele afirma ser o pioneiro dessa posição, nega que o aquecimento seja culpa do homem e nega o próprio aquecimento, nos termos aceitos quase consensualmente no mundo. Nega também que o carbono – que chama de “gás da vida” – produza os efeitos adversos sobre o meio ambiente que quase todos lhe atribuem, reconhecendo apenas que os combustíveis fósseis liberam substâncias nocivas, como o enxofre. Afirma ainda que a visão ecológica predominante hoje, na mídia e entre muitos que se dizem cientistas e pesquisadores, tem origem em interesses políticos e industriais.

A entrevista, que vale a pena conhecer, pode ser lida na íntegra aqui.



9 comentários:

Marcelo Sguassábia disse...

Vou conferir toda a entrevista, Dade. Acho estranho alguém ir tão radicalmente contra a maré, nesse caso. De qualquer forma, vamos ver. Obrigado pela dica e pela presença frequente no meu espaço. Seu blog é maravilhoso. Um grande abraço.

AC disse...

Uma visão, no mínimo, revolucionária.
Obrigado pela dica, Dade.

Beijo :)

AC disse...

Dade, já li a entrevista. Não sei não, parece-me haver aqui muita água no bico.

Beijo :)

mfc disse...

As evidências científicas não se destroem com um artigo de opinião... sabe-se lá ao serviço de quem!!

Lana disse...

Penso que existem pessoas para tudo neste mundo! E essa é mais uma!!! Não sei não, mas idéias revolucionárias assim talvez até mereçam atenção para fins de análise e comparação, mas as evidências falam por si! Abraços de luz Dade!!!

dade amorim disse...

Marcelo, concordo com você, mas isso dá uma sacudida em nossas convicções.
Abraço.

dade amorim disse...

Revolucionária e talvez meio louca, AC. Mas às vezes os loucos têm razão.
Abraço.

dade amorim disse...

Isso é verdade, mfc, e como disse o AC, talvez haja mesmo muita água no bico.
Bjs.

dade amorim disse...

Luz para nós todos, Lana!
Bj